2 de set de 2019

Projeto incentiva educação e esporte na Garça Torta

Por: Natalia Figueiredo e Thaís Andrade
Foto: Reprodução do Instagram @locaisdagarca

Inspirado em iniciativas que já ocorrem em outras partes de Alagoas, o “Projeto Locais da Garça” surgiu na Garça Torta em novembro de 2018, promovendo gratuitamente aulas e a distribuição de materiais de surf para os jovens da região. Seu intuito é incentivar educação e lazer para crianças e adolescentes, por meio da prática do esporte. Em troca, os jovens devem andar na linha, tendo uma boa frequência escolar acompanhada de boas notas e praticar diariamente o respeito, dentro e fora do esporte. 

IDEALIZAÇÃO DO PROJETO


Foto: Reprodução do Instagram @locaisdagarca


José Carlos Gonçalves é morador da Garça Torta há 53 anos e é um dos idealizadores do projeto. “A ideia é tirar os meninos da rua. Não são moradores de rua, mas estavam ociosos. Não tinham o que fazer, ficavam subindo em pé de coqueiro, roubando manga. A gente resolveu promover essa iniciativa para dar a eles uma ocupação e incentivar a prática do esporte”, conta José Carlos.

O projeto é direcionado para meninos e meninas de 6 a 18 anos e esses participantes devem cumprir algumas regras, caso contrário, perdem a prancha e são banidos das aulas. “A gente cobra o boletim e a frequência das aulas. Não pode desrespeitar os pais e nem a nossa equipe, tem que respeitar a galera. Vejo o boletim deles todo bimestre, se tiver nota boa eles continuam surfando, e se não, eu tomo a prancha”, explicou José.

APOIOS E PARCERIAS



Foto: Reprodução do Instagram @locaisdagarca

A Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas é o principal parceiro do projeto. O atual governador, Renan Filho, já foi morador da Garça Torta e ainda frequenta a praia paradisíaca do bairro. Ao saber da iniciativa o governador pôs a disposição a secretaria e no segundo semestre de 2019 irá contemplá-lo com os materiais necessários para a prática de surf, como: malha, protetor solar, quilha, parafina e 15 pranchas novas. 

DIFICULDADES


Apesar da iniciativa estimular o estudo escolar e a prática de esporte, algumas mães se sentiram inseguras e desconfiadas em permitir a participação de seus filhos no projeto. Foi a partir da parceria com a Secretaria do Estado que essas mães passaram a deixar seus filhos participarem das aulas de surf.

 “Algumas mães não aceitaram, logo no início, e aí fizemos um formulário pra elas assinarem e tudo, muitas não assinaram mas aos poucos como estão vendo resultado, estão vindo atrás do projeto.” Afirmou José Carlos. 

No entanto, os moradores da Garça Torta e clientes do Bar Seu Manoel deram apoio desde o nascimento do projeto. As lojas Mammoth Store, Central Plast e MR Surfboards foram os primeiros a apostarem no Locais da Garça doando as 8 primeiras pranchas.

ROTINA


O mar e os horários da garotada são os fatores que determinam quando as aulas acontecem. A maré e o clima precisam estar favoráveis para os surfistas. Porém, José Carlos e a equipe Locais da Garça, formada pelos surfistas Tiago Gonçalves e Maynara Silva, tentam realizar as aulas duas vezes por semana pela manhã e tarde. 

Nos fins de semana o Locais da Garça só acontece se não tiver campeonatos de surf pelo litoral alagoano. As aulas de surf são intercaladas com as aulas escolares.

CONQUISTAS


Locais da Garça acumula campeões no surf. Na categoria sub10 Rafa ficou em primeiro lugar, na sub 12, sub 16 e na 18 Tiago Gonçalves, campeão na categoria jr alagoana de surf. No Feminino Surf Club Mayla Silva conquistou o primeiro lugar e Maynara Silva o segundo.

PRÓXIMOS PASSOS


Foto: Reprodução do Instagram @locaisdagarca

As expectativas são de expandir o projeto, ir além das aulas práticas. José Carlos almeja alugar uma sede para que os aspirantes a surfistas aprendam mais sobre o que é o surf e o que esse esporte pode proporcionar. “Promover palestras, mostrar filmes de surf, dar aula de inglês e trazer profissionais para mostrar a realidade do esporte”, conta José. 

O Locais da Garça não tem prazo de validade, enquanto houver pessoas e empresas interessadas em motivar os jovens a uma vida de qualidade, o projeto prosseguirá.

REDES SOCIAIS


Siga o @locaisdagarca no instagram e acompanhe o projeto.