15 de jun de 2014

Agência Ciência Alagoas recebe menção honrosa em prêmio de jornalismo ambiental

Agência de Notícias Ciência Alagoas recebe Menção Honrosa em prêmio de Jornalismo Ambiental Octavio Brandão. A premiação ocorreu  nesse sábado (14), onde profissionais de comunicação, estudantes, empresários e ambientalistas do Brasil se reuniram no espaço Pierre Chalita, no bairro Jaraguá, em Maceió. O prêmio foi apresentado pela jornalista, Maria Julia Coutinho, do “Bom dia Brasil”.


Este ano, cem trabalhos foram inscritos nas categorias estudante, radiojornalismo, webjornalismo, impresso imagem, impresso texto, reportagem cinematográfica e telejornalismo.

Na categoria estudante, Abdias Martins, Márcio da Silva e Itawi Albuquerque, discentes de jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) venceram, com a matéria ''Riacho Salgadinho, o rio de lágrimas''. Após os discursos dos três estudantes, a apresentadora Maria Júlia, ressaltou a importância do prêmio e disputa acirrada para a categoria, anunciando assim, a citação merecedora a Milena Monteiro, com a matéria ''Amor que salva: a vida maltratada renasce em centro de triagem do Ibama''.

HOMENAGEM 

Durante a noite, o jornalista José Arábes Dias Filho foi lembrado e homenageado. Árabes trabalhou como editor do caderno de política do antigo O Jornal. Antes da doença ser diagnosticada, ele trabalhava no portal Gazetaweb e como assessor de comunicação da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) e da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). O jornalista tinha 34 anos e morreu na última sexta-feira (14). 

Assim como Arábes, outros jornalistas foram citados e homenageados, a exemplo de Ednelson Feitosa, Gilvan Ferreira e Valdir Calheiros que faleceram no início de 2014. Grande tristeza para o jornalismo alagoano. 


VENCEDORES DAS DEMAIS CATEGORIAS


Mais trabalhos inscritos

TV Gazeta 


Radiojornalismo

Vencedores nas três categorias: Juliano Porto e Carlos Madeiro

Rádio Difusora

Webjornalismo

1º lugar: Jamylle Bezerra e Regina Carvalho (Gazetaweb)

2º lugar: Waldson Costa e Alyson Rodrigres (Portal G1/AL)

3º lugar: Jamylle Bezerra (Gazetaweb)


Melhor imagem em impresso

1º lugar: Severino Carvalho (Gazeta de Alagoas)

2º lugar: Eduardo Leite (O Dia)

3º lugar: Eduardo Leite (O Dia)

Melhor texto em impresso

1º lugar: Ana Paula Omena (Tribuna Independente) 

Reportagem Cinematográfica

1º lugar: Falcon Barros (TV Gazeta)

2º lugar: Falcon Barros (TV Gazeta)

3º lugar: Rubens Lopes da Costa


Telejornalismo

1º lugar: Tiago Correia e Robson Bandeira (TV Pajuçara)

2º lugar: Tiago Correia, Waldemir Soares e Renata Paes (TV Pajuçara)

3º lugar: Marcos Rolemberg e André Feijó (TV Gazeta)