17 de jan de 2014

Ufal é parceira em mostra de Cinema e Direitos Humanos

No dia  29 de janeiro, o Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal),  recebe a 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul.


O evento trata de fortalecer a cultura dos direitos humanos e faz parte das comemorações do Dia da Visibilidade Trans. Será iniciado às 17h, com mostra do filme Kátia (Karla Holanda, Brasil, 2012, 74', documentário), no Auditório Graciliano Ramos, em Delmiro Gouveia.

Após a exibição dos filma Kátia, haverá debates com a participação dos professores Ana Flávia Ferraz, Maria Aparecida Silva e Ismar Inácio.

A mostra é organizada pela Secretaria de Direitos Humanos em parceria com o Ministério da Cultura e produzida pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Em Alagoas, tem apoio da Ufal, por meio do Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramáticas (Neped) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Diversidade e Educação do Sertão Alagoano (Nudes).

O filme

Kátia (Karla Holanda) - Brasil, 2012, 74', é um documentário que conta a história da primeira transexual eleita para um cargo político no Brasil. Além de mostrar como José se transformou em Kátia Tapety, o filme nos apresenta a trajetória política da travesti piauiense que lidou com o preconceito do pai na infância, mas hoje é respeitada entre seus conterrâneos. Ela foi a vereadora mais votada de seu município por três vezes consecutivas e chegou a vice-prefeitura da cidade de Colônia do Piauí, entre 2004 e 2008.

Serviço

Kátia (Karla Holanda) - Brasil, 2012, 74', documentário
Quando: 29 de janeiro (quarta-feira)
Hora: 17h
Onde: Auditório Graciliano Ramos, sede do Campus do Sertão (Rodovia AL-145, Km 3, nº 3849, Bairro Cidade Universitária - Delmiro Gouveia-AL)