No dia 24 de novembro, ocorre a solenidade de entrega do Prêmio Braskem de Jornalismo que, este ano, homenageia José Marques de Melo, Presidente de Honra da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom. Melo será agraciado com a maior honraria dos profissionais de imprensa no Estado de Alagoas, a Medalha Denis Agra.
O evento acontece na casa de eventos Vox Room (Av. Cícero Toledo, 57022-150, Maceió), a partir das 21h, e terá a presença de jornalistas, estudantes de jornalismo, autoridades, entre outros.
A indicação de Marques de Melo para receber a Medalha Denis Agra foi feita pelo Sindicato dos Jornalistas, com o apoio da Braskem. Os dois parceiros e organizadores do evento levaram em conta a vida profissional, a retidão de caráter e o esforço pessoal dedicados pelo professor ao ensino, à prática e à pesquisa da comunicação, que contribuíram para a formação de várias gerações de jornalistas.
Natural de Palmeira dos Índios, mas criado em Santana do Ipanema, José Marques de Melo começou a trabalhar como jornalista em 1959, integrando as equipes dos jornais Gazeta de Alagoas e Jornal de Alagoas. Depois passou a atuar em veículos de comunicação de outros estados, como Pernambuco, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Rio Grande do Sul.
A partir de 1966, iniciou sua carreira acadêmica, na qual começou a ganhar reputação como pesquisador comunicacional. Atuou como professor/pesquisador em várias universidades do mundo, tendo publicado vários livros e estudos. Atualmente, é docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, entre várias outras ocupações e cargos.
Fonte: http://portalintercom.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3553:destaques-presidente-de-honra-da-intercom-e-homenageado-no-premio-braskem-&catid=247&Itemid=103
Foto: Karen Horn