Ainda há quem se surpreenda ao saber que em Alagoas existe um Curso Superior Tecnológico de Design de Interiores. Mas ele existe e completará 10 anos no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), trazendo o I Circuito Design, nos dias 7 e 8 de novembro. O evento tem o objetivo de divulgar o Curso e a profissão, além de agregar estudantes e profissionais alagoanos que atuam dentro do design, de diferentes instituições de ensino e áreas variadas, como produto, moda e gráfico.
O Circuito, que é organizado pelo Centro Acadêmico de Design de Interiores (CADI)z o tema “10 anos de Interiores em Alagoas”, apresentando os desafios dessa primeira década e celebrando o presente momento do Curso, que atualmente busca renovar sua identidade no Estado. Para o evento estão confirmadas as presenças de Fábio Malves, que é Designer de Interiores e Rodrigo Fagá, que é Arquiteto.
Mas não só interiores será debatido durante o Circuito. Moda, gráfico e produto também serão contemplados por meio de cases e mesas-redondas e apresentará nomes como o Estúdio ZeroPixel que trabalham com Gráfico e Larissa Nunes, que é Designer de Moda. Para o estudante e presidente do CADI, Jefferson Nunes, o evento será uma boa chance de fazer com que profissionais e graduandos alagoanos interajam mais. “Embora o foco seja o design de interiores, o Circuito Design tem caráter interdisciplinar e buscamos nos unir com outras instituições de design em Maceió e promover o intercâmbio entre as áreas”, explica.
Para Luís Antônio Costa, coordenador e um dos fundadores do Curso, é importante fomentar o design em Alagoas, especialmente na área de interiores, pois o mercado se encontra em aberto, porém precisa ser melhor explorado. “O Curso existe há 10 anos e vem crescendo no Instituto, mas o mercado local precisa acreditar mais nos profissionais alagoanos”, comenta.
texto:Ben-hur Bernard Pereira Costa