Panorama do rádio em Maceió destaca 13 emissoras da região metropolitana
     Um livro inédito e histórico sobre o rádio brasileiro será lançado no dia 5 de setembro, em Recife, durante a realização do 34º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A obraPanorama do rádio no Brasil é um trabalho pioneiro que traça um amplo inventário das emissoras de rádio de todas as 27 Regiões Metropolitanas do país. A organização do livro é da professora mineira Nair Prata, que contou com uma equipe de 52 pesquisadores que, de norte a sul do país, produziram um panorama original da radiofonia brasileira. A obra é mais um trabalho em conjunto do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
     O capítulo que trata do Panorama do rádio em Maceió é de autoria dos pesquisadores Lídia Ramires (UFAL) e Ricardo Ferro (FITS) e aborda 13 das 16 emissoras, analisando história e características da programação. Nem todas as emissoras disponibilizaram dados, dificultando o levantamento das informações. Segundo a organizadora do livor, professora Nair Prata, o trabalho de pesquisa durou cerca de um ano. A professora explica: “É importante destacar que são pesquisadores locais, inseridos na comunidade, a maioria deles professores universitários, que realizaram a investigação”.
PESQUISQA  EM REDE       

O radio continua sendo popular e atual
     O livro, publicado pela Editora Insular (www.insular.com.br) tem 590 páginas e mapeia 561 emissoras de todas as Regiões Metropolitanas. A obra faz parte de um amplo projeto de pesquisa, que pretende inventariar todas as emissoras de rádio de todos os Estados e de todos os municípios brasileiros. O projeto ainda abrangerá as emissoras que funcionam apenas na internet, as webradios.
     A realização de uma pesquisa tão ampla teve seus problemas segundo a professora: “Enfrentamos algumas dificuldades na realização desta investigação. A primeira delas foi a formação do grupo de pesquisadores, pois precisávamos de pelo menos um representante em cada Capital e também em Brasília. Fizemos convocações aos grupos de pesquisa de todo o país e, assim, conseguimos montar a grande equipe de investigadores. Depois, a principal dificuldade foi o levantamento dos dados, já que são poucas, ou inexistentes em alguns casos, as informações oficiais sobre algumas emissoras de rádio, com suas histórias, seus programas, suas trocas de proprietários, suas idas e vindas no dial. Em algumas situações, pesquisadores relataram que houve até má vontade explícita no fornecimento de informações, já que não havia interesse que determinadas histórias ou situações fossem desvendadas e publicadas”.
Colaboração: Lídia Ramires 
Ilustração disponibilizada em http://www.aerp.org.br/inicio/?p=296
Lançamento do livro Panorama do rádio no Brasil   Data: 5 de setembro (segunda-feira)Horário: 14h às 18h  Local: Universidade Católica de Pernambuco – Recife
Contatos: Lídia Ramires – lidiaramires@uol.com.br – (82) 9972-1976   Ricardo Ferro –ricardomoresi@gmail.com – (82) 9971-8823      Nair Prata - nairprata@uol.com.br -  (31) 9985-5826