Fruto do projeto de extensão Feijão com Arroz: o dia-a-dia da alimentação e nutrição saudável (FCA), o livro 3,4 Feijão com Arroz no Prato tem como objetivo principal incentivar e resgatar o consumo dessa tradicional combinação alimentar pela população brasileira: “Os dados do IBGE mostram que as pessoas estão se distanciando um pouco desse hábito, principalmente por aquilo que chamamos de comensalidade contemporânea ou globalização da alimentação”, revela autora e organizadora da obra, Sandra Mary Lima Vasconcelos.
O lançamento de 3,4 Feijão com Arroz no Pratoacontece no dia 15 de junho, no I Congresso Alagoano de Práticas Interdisciplinares: tecendo redes de promoção da saúde. O evento ocorrerá no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso nos dias 15, 16 e 17 de junho.

Sandra Vasconcelos enfatiza valor nutricional da dupla feijão e arroz


RESGATE
Com caráter informativo e uma linguagem simples, o livro conta a história do feijão e do arroz, apresentando a diversidade desses grãos e comentando a finalidade e composição nutricional de ambos. Estão presentes na obra algumas curiosidades que envolvem o prato, além de receitas e várias ilustrações. “No lançamento do livro nós pretendemos estar disponibilizando alguns pratos para degustação em um espaço Gourmet”, revela Sandra.
Com uma triagem de 1000 exemplares, a proposta é realizar a distribuição gratuita para os Núcleos de promoção da saúde do Estado de Alagoas, além de escolas da rede pública municipal e estadual. “Para nós será uma satisfação muito grande que o livro tenha essa penetração nos setores estratégicos”, disse Sandra revelando em seguida a pretensão de que, até a Bienal do Livro, seja publicada a versão digital para que haja uma propagação mais ampla da obra.
O livro é um trabalho coletivo da equipe de graduação e pós-graduação do Laboratório de Nutrição em Cardiologia (NUTRICARDIO) e do Projeto de Extensão Feijão com Arroz (FCA), com autoria e organização da professora Sandra Mary Lima Vasconcelos, coordenadora do NUTRICARDIO e FCA – FANUT/UFAL.
Autora: Elayne Pontual