3 de out de 2010

CENTRO DE MACEIÓ É TEMA DE PESQUISA SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL






Patrimônio: beleza e história

Pesquisadores do Instituto de Ciências Sociais/ICS, da Universidade Federal de Alagoas desenvolveram Projeto de Extensão  Patrimônio Histórico Cultural do Centro de Maceió – AL,  em 2009, com objetivo de resgatar a história do bairro que, através dos seus prédios históricos, armazena grande parte da memória político-administrativa, religiosa, comercial e artístico-cultural da capital alagoana.


Para o desenvolvimento da pesquisa foi feito um balanço minucioso das ruas do Centro através de livros, internet e em veículos de informação. O  grupo de pesquisa fotografou e filmou as ruas e os monumentos do Centro de Maceió durante os fins de semana onde não há muitas pessoas transitando, catalogando todos os resultados obtidos.

A pesquisa de extensão foi realizada pela professora e coordenadora  do Laboratório de Antropologia da Cidade/LACC, do ICS/UFAL  a antropóloga Rachel Rocha de Almeida Barros, que contou com o apoio no trabalho de campo da antropóloga,  Janecléia Rogério, pesquisadora associada ao LACC.

DIVULGAÇÃO



Prédios: memória visual



A equipe técnica do projeto foi integrada também quatro estagiários do curso de bacharelado em  Ciências Sociais:  os estudantes Larisse Pontes, Edvane do Nascimento, Mayara Wanessa Barros, Francisco Ismael da Silva. Os mesmos contribuíram para o trabalho de campo desenvolvido como dito anteriormente, através de estudos detalhados sobre o bairro e na produção de um DVD. Esse produto audiovisual foi confeccionado sem  contar com nenhum apoio governamental ou de qualquer Instituição para que o mesmo pudesse ser propagado em escolas publicas.

O trabalho desenvolvido foi apresentado no Congresso Acadêmico através da produção de um DVD caseiro e fotos apresentado por todos os integrantes da pesquisa, Segundo a aluna Larisse Pontes, houve uma boa repercussão por parte das pessoas que participaram da apresentação.



Fotos de autoria da equipe de pesquisadores

Colaboração: Kleciana Vieira