22 de ago de 2010

FÍSICOS DA UFAL PUBLICAM ARTIGO EM REVISTA INTERNACIONAL

A equipe de Óptica e Materiais  – OptMa da Universidade Federal de Alagoas/Ufal publicou um artigo no conceituado Jornal Physical Review Letters (PRL) considerado pela CAPES como Qualis A1 no âmbito da Física e na área de materiais o trabalho que visa mostrar através de experimentos uma maneira simples e direta de medir o momento angular da luz.

Segundo o professor Eduardo Fonseca, que integra o grupo, já foram publicados outros artigos sobre a mesma pesquisa, no entanto é o primeiro a ser publicado no PRL.  Com a participação do líder do grupo, Jandir M. Hickmann, e Willamys C. Soares, futuro doutor em Física, o experimento teve todo processo realizado no campus da Ufal.

Ângulo da Luz

O ângulo orbital da luz é um tipo de rotação do campo eletromagnético semelhante aos movimentos giratório de um planeta em torno do sol, e em seu próprio eixo, que se compara a polarização circular da luz, associada ao spin do fóton. Medir o momento angular da luz tem desafiado vários grupos científicos no Brasil e no mundo. O experimento desenvolvido pelo OPTMA mostrou que um feixe laser possuindo momento angular orbital, ao ser transmitido por uma abertura triangular, forma uma rede de pontos luminosos, indicando de modo direto a quantidade e o sinal do momento angular orbital da luz.

A relevância do trabalho ficou evidente, para a comunidade científica mundial, ao ser selecionado como o tópico semanal da edição de 30 de Julho de 2010 do Physical Review Focus. Esta publicação seleciona semanalmente um artigo, por sua importância para a comunidade científica, entre as revistas da Sociedade Americana de Física.

Colaboração de Kleciana Vieira.