21 de mai de 2010

SOFTWARE AUXILIA NO ESTUDO DE ILUMINAÇÃO




            O Troplux é um programa desenvolvido durante o doutorado do professor Ricardo Cabús na Universidade de Sheffield, Inglaterra, sob supervisão do professor Peter Tregenza. O software é um programa capaz de simular a luz natural em edificações. “Ele permite o processamento de ambientes com geometrias complexas e materiais diversos; cruza dados e apresenta o resultado a partir de tabelas, gráficos e relatórios, explica Cabús.


Primeiramente, o programa serviu como ferramenta para a defesa da tese “Tropical daylighting: predicting sky types and interior illuminance in north-east Brazil ” ( “Iluminação tropical natural : previsão de tipos de céu e iluminação interior no nordeste do Brasil). Baseia-se em três conceitos fundamentais: o Método Monte Carlo, o método do raio traçado e o conceito de coeficientes de luz natural. O Troplux é desenvolvido em inglês e foi validado pelo British Research Estabablishment (BRE), órgão britânico que realiza pesquisas em diversas áreas bem como em setores de consultoria, ensaios para a construção e ambiente.

O professor Cabús desenvolve esse software desde 1999. Mas somente em 2002 foi lançada a primeira versão do mesmo e, em 2004 com o surgimento do Grupo de Pesquisa em Iluminação (GRILU), uma equipe constituída por estudantes de Arquitetura e Engenharia Civil integraram o aperfeiçoamento do programa. Nesse mesmo ano, foi lançada a versão 2.0, com melhorias na interface.

APLICAÇÕES

A utilização do Troplux como objetivo de pesquisa não se restringiu apenas à Ufal. Várias universidades do Brasil e do mundo trabalham com o software. “Vem pessoas de outros estados para fazer estágio conosco”, completa Cabús. Ele salienta que mestrandos, mestre e alunos de graduação também utilizam o programa. Basta requerer a solicitação ao GRILU e a distribuição é efetuada com fins puramente acadêmicos. O Troplux é utilizado como objeto de estudo em mestrados e doutorados. Há também vários artigos publicados, várias revistas internacionais citam-no como referência em estudos em iluminação natural.

A procura por esse sotfware tem trazido vários pesquisadores a Alagoas. Além disso, O Grilu é requisitado para palestras em congressos e encontros de iluminação natural sobre o Troplux. Nesse cenário, “todos os alunos de arquitetura da UFAL possuem aulas sobre iluminação e do manuseio do programa, finaliza Cabús.

“O programa permite estudar de uma maneira mais exata e com certa complexidade a iluminação natural nos ambientes e possibilitando a observação em ambientes construídos com certa facilidade e mais exatidão do que a que você teria com ensaios utilizando maquetes e obtendo dados mais precisos”, acrescenta o estudante Marcos Vinícius da Rocha, do 9º período de Arquitetura e Urbanismo da UFAL.

Diversas situações de simulação auxiliam o trabalho não só de estudantes, mas também de pesquisadores, muitas vezes são impraticáveis de se reproduzir com modelos físicos. O acesso a tais simulações pode feito através do seguinte link: (http://www.youtube.com/results?search_query=Troplux&aq=f)

Colaboração: Hiago Rocha