16 de mai. de 2010

ECONOMIA DE ENERGIA TEM ESTÍMULO NA UFAL




Pesquisa cientifica na Ufal almeja a utilização de dispositivos eletrônicos capazes de gerar, armazenar e economizar energia, além de contribuir com o meio ambiente

O projeto: Desenvolvimento de Materiais Poliméricos para aplicação em dispositivos eletrônicos da Universidade Federal de Alagoas – Ufal, na área de química e biotecnologia tem como propósito desenvolver métodos para utilização de energias renováveis que não poluem o meio ambiente como o petróleo e os combustíveis fosseis, através da construção de dispositivos eletrônicos baseados em polímeros condutores inovadores. Seu objetivo é gerar, armazenar e economizar energia elétrica.


Polimeros condutores são considerados isolantes térmicos e elétricos, moldáveis, leves, resistem ao impacto, tem boa aparência, pode ser aplicado em vários matériais como, por exemplo, nas telas de TV de plasma, em MP3, MP4, MP5, MP…, computadores, celulares, baterias entre milhares de dispositivos eletrônicos, além do baixo custo, são recicláveis. É importante também para transformar energia luminosa, ou seja, do sol em energia elétrica e no aquecimento da água.

Quem coordena o projeto é a professora Adriana Ribeiro com a colaboração dos professores Josealdo Tonholo, Fabiane Caxico, Marcelo Navarro, Pedro Valentim, Marcio Henrique e dos alunos José Ginaldo, Fred Augusto, Marcelo Ramon, Ana Julia, Marcelo Ramon, Rosanny Christinny, Richardson Rodrigues, Suzany Ferreira e Wanessa Moura. Cada um, com uma especialidade na área de química, contribui com o projeto o seu todo.

Colaboração de Kleciana Vieira