18 de abr de 2010

NORDESTE DISCUTE INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO




   Realizou-se entre os dias 15 e 16 de abril a Conferência Regional Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso que concluiu as etapas preparatórias regionais para a 4º Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação em Brasileira entre os dias 26 a 28 de maio.



A solenidade de abertura do evento em Maceió contou com as presenças de: Janesmar Cavalcante, secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas; do deputado Alberto Sexta Feira; da Reitora Ana Dayse Dorea, da Universidade Federal de Alagoas; Sérgio Moreira, representando o governador de Alagoas, René Barreira, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Ciência, Tecnologia, junto com o Almirante Ilques Mirante, secretário de C & T e I da Marinha e Guilherme Rebouças, da Sudene e Josealdo Tonholo, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFAL.

A inovação foi a grande discussão centro de diálogos, vista no aspecto de como é possível que ela atue no campo econômico; interligando-a processos de desenvolvimento sustentável em uma relação mutualista. Ou seja, discutiu-se o casamento entre desenvolvimento sustentável via inovação. Entende-se por inovação algo novo, diferente, inédito. Foi esse o espírito do debate inicial. Mediante os retrocessos e avanços no investimento em C&T não somente em Alagoas, mas em toda a Região Nordestina.

Colaboração: Hiago Rocha