22 de mar de 2010

NOVAS HOMENAGENS PARA COMUNICADOR ALAGOANO



Primeiro acadêmico brasileiro a conquistar o título de Doutor em Jornalismo no país, mediante defesa da tese “Fatores sócio-culturais que retardaram a implantação da imprensa no Brasil”  (1972),  o Professor José Marques de Melo, docente fundador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, está sendo homenageado por três universidades nacionais que lhe concedem títulos de Doutor Honoris Causa.


Desde de 2003, o professor Marques de Melo já é Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Alagoas. Esse reconhecimento público  ressalta os relevantes serviços que o atual diretor da Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação vem prestando ao ensino e à pesquisa das ciências da comunicação ao longo dos anos.

No dia 8 de abril, em São Luis, às 19 horas, no salão nobre do Palácio Cristo Rei, o Reitor da Universidade Federal do Maranhão, entrega o diploma e as insígnias acadêmicas que o distinguem como Doutor Honoris Causa por aquela instituição. A justificativa para a homenagem foi a contribuição que o Professor Marques de Melo ensejou ao desenvolvimento dos estudos comunicacionais no Maranhão, assessorando a UFMA na criação dos cursos de Comunicação, em 1970, e permanecendo até hoje solícito às demandas da universidade, inclusive de professores e estudantes.

Idêntica solenidade está programada na cidade do Recife, no dia 22 de abril, no campus da Universidade Católica de Pernambuco, onde o homenageado se diplomou em Jornalismo, em 1964, ali também iniciando sua carreira como pesquisador do Instituto de Ciências da Informação (ICINFORM)  e depois como Professor da cadeira de Teoria e Técnica do Jornalismo.  A Pro-Reitora Aline Grego explica que a instituição decidiu fazer a entrega do título na solenidade de abertura do Forum Nacional dos Professores de Jornalismo que ali se realiza, de 21 a 23 de abril. A idéia é dar dimensão nacional a um ato que normalmente fica restrito ao próprio campus. Na realidade, a UNICAP inicia com esse ritual o programa de comemorações do cinqüentenário do seu emblemático Curso de Jornalismo.

Finalmente, no dia 7 de maio, em Curitiba, o Reitor da Universidade Positivo concede a honraria ao mestre nordestino que adotou a cidadania paulista desde que, em 1966, transferiu-se para a capital bandeirante, integrando a equipe seminal da Escola de Comunicações e Artes da USP. A homenagem paranaense foi proposta pela plenária dos professores de comunicação da jovem universidade curitibana como retribuição ao conhecimento disseminado por Marques de Melo em sua vasta bibliografia e nas inúmeras conferências e aulas ministradas nas universidades paranaenses desde 1969, quando proferiu a conferência de abertura do I Encontro de Comunicação promovido pela Universidade Federal do Paraná.

Também fora do país, o mérito do Professor Marques de Melo vem sendo reconhecido. Em fevereiro, as Organizações Católicas Latino-americanas de Comunicação – OCLACC – lhe concederam o Prêmio de “Comunicador da Paz”, enaltecendo sua postura de resistência civil, durante o interregno democrático brasileiro, participando da criação e manutenção de instituições devotadas ao combate à censura, em defesa da liberdade de imprensa e de apoio aos perseguidos e injustiçados pelo regime autoritário.

 Aulas magnas



   Neste início do ano letivo 2010, o Professor José Marques de Melo, fundador e presidente de honra da INTERCOM, tem sido convidado para proferir Aulas Magnas em distintas universidades brasileiras.  O tema de suas conferências vem girando em torno dos 60 anos da televisão no Brasil.

   No dia 12 de março, ele abriu as atividades do Centro de Ciências da Comunicação da Universidade de Caxias do Sul, sendo saudado pela diretora Marliva  Gonçalves, em ato que contou também com as presenças do presidente da INTERCOM, Antonio Hohlfeldt, e das diretoras científica e cultural da entidade, respectivamente Marialva Barbosa  e Rosa Maria dalla Costa.

   Na semana seguinte, em Brasília, no dia 19 de março, o Professor Marques de Melo inaugurou as atividades do núcleo de Pós-Graduação em Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Saudado pelo professor Luis Gonzaga Motta, o visitante foi homenageado pelo diretor da Faculdade, David Renault, que lhe fez entrega de uma placa alusiva ao cinqüentenário de sua trajetória jornalística.

   Em abril, o presidente da Federação Brasileira das Sociedades Científicas e Associações Acadêmicas de Comunicação – SOCICOM – vai falar aos estudantes, professores e profissionais do Maranhão, no auditório do jornal O Imparcial, na noite de 7 de abril, a convite do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão.

   Finalmente, no dia 19 de abril, o Professor Marques de Melo faz intervenção no plenário do FLIVASF – Festival Literário Internacional do Vale do São Francisco, em Petrolina (PE), onde recebe o diploma de Cidadão Pernambucano, outorgado pela Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco.